O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria da Educação (Seduc), lançou, nesta terça-feira (14), o Programa ECO EducAÇÃO, ação inovadora para a área da educação ambiental, voltado à comunidade escolar da rede pública de ensino do Estado. A iniciativa atende à Política Estadual de Educação Ambiental (lei nº 8.100/23) e é prevista no programa ECO Piauí, lançado em junho. A solenidade ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e contou com a presença dos gestores da Semarh e da Seduc, Daniel Oliveira e Washington Bandeira.
Durante o lançamento, os secretários fizeram, juntos, a apresentação geral do ECO EducAÇÃO, destacando os objetivos, eixos do projeto e a forma como a parceria entre as secretarias será executada e desenvolvida. "Sinergia não é só ter o mesmo objetivo. Sinergia consiste em que os dois órgãos estejam totalmente alinhados, em ações conjuntas e sincronizadas, que é o que estamos realizando hoje aqui", destacou Daniel Oliveira.
Após a apresentação e intervalo, o evento seguiu com duas oficinas: “Arranjo Legal da Educação Ambiental”, com o facilitador Marcelo Amorim, e “A atual realidade socioambiental do Piauí e orientações para a elaboração do diagnóstico nas escolas", com o facilitador José Rodrigues, auditor fiscal da Semarh.
São público-alvo do programa as Gerências Regionais de Educação e toda a comunidade escolar das escolas públicas estaduais do Piauí - direção, coordenação, administração, professores, alunos e pais de alunos. O objetivo principal do projeto ECO EducAÇÃO é criar um planejamento de ações para a qualificação de professores e toda a comunidade escolar, para implantar a educação ambiental de forma integrada, permanente e contínua no sistema de ensino público estadual do Piauí.
A iniciativa é prevista no programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí, e atende ao compromisso nº 5 do Governo do Estado, sob coordenação da pasta, que consiste em: Regulamentar a política estadual de educação ambiental (Lei nº 6565, de 30/07/2014) para a implementação da necessária sinergia entre a Semarh e Seduc.