Com a presença de prefeitos, secretários de Estado, secretários de Esporte dos territórios que compõem o Piauí , entre eles o prefeito Nilton Bacelar, a Secretaria de Esporte, Paula Paiva e o Coordenador de Esporte Pereira , de Pau D’arco do Piauí , a Associação Piauiense de Municípios lançou, na manhã desta quarta-feira (15), a 1ª Supercopa APPM de Futebol Amador.
A iniciativa é pioneira no Estado e pretende valorizar e incentivar a cultura do esporte e a integração dos Municípios através dos torneios que acontecerão ao longo do ano de 2023, sendo ainda a consolidação de uma das propostas de campanha da atual Diretoria da APPM.
Para o presidente da APPM, o campeonato fortalecerá o sentimento municipalista através da integração de todos territórios, valorizando o esporte amador principalmente nas cidades do interior. O líder municipalista ainda espera que o torneio possa revelar novos talentos para o esporte.
O campeonato
A Supercopa APPM de Futebol Amador vai abranger os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, cada um formado, em média, por 10 municípios, e mais 16 cidades com população superior a 26 mil habitantes, que vão concorrer entre si.
O torneio vai ser dividido em três fases. Cada etapa selecionará um campeão e um vice que avançará na disputa, até a final que está marcada para acontecer em Teresina. Algumas cidades do Piauí já têm seus próprios campeonatos regionais.
- Primeira fase: entre atletas dos territórios
- Segunda fase: território contra território e cidade contra cidade;
- Terceira fase: em Teresina, disputa entre campeões por sorteio.
Segundo o coordenador da Supercopa da APPM, Manelão, os demais Municípios terão que formatar a disputa nos moldes daqueles que já acontecem para poderem participar. Para auxiliar no processo, a APPM fará visitas aos prefeitos e secretários municipais de Esporte. Assim, na prática, a ideia da Supercopa também se coloca como uma forma de estruturar a prática do futebol amador em mais cidades.