O Governo Federal relançou o Bolsa Família em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (02.03). O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a Medida Provisória 1.164/23, que estabelece as diretrizes e o desenho do novo programa, que começa a ser pago em 20 de março.
Gostaria que vocês levassem em conta que este não é um programa de um governo, de um presidente da República. Ele é um programa da sociedade brasileira e que só vai dar certo se a sociedade brasileira assumir a responsabilidade de fiscalizar o Cadastro Único”, destacou o presidente Lula. “O programa só vai dar certo se o cadastro permitir que o benefício chegue exatamente às mulheres, homens e crianças que precisam desse dinheiro”, prosseguiu.
Durante o evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, explicou as novas diretrizes do programa , ressaltando o conjunto de medidas que visam promover a erradicação da pobreza por meio da integração de políticas públicas.
“É um programa que, desde 2003, durou 18 anos. O Fome Zero, em seguida o Bolsa Família, ajudou a retirar milhares de crianças do trabalho infantil, tornou-se uma referência para o mundo, ajudou na saúde, mas ajudou, de modo especial, a matrícula, a escolaridade, e isso é fundamental”, pontuou Wellington Dias.